Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Institut du Monde Arabe







O Instituto do Mundo Árabe fica no Quartier Latin (1, Rue des Fossés, Saint-Bernard, 5ème arrondissement). É próximo da Sorbonne, Notre Dame e dos outros museus que sobre eles postei (uns vinte minutos a pé, em direção ao leste). Há cinco estações de metro num raio de um quilômetro. É um programa não-convencional, a sua construção destoa - e bem - do que normalmente se espera da capital francesa.



Projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, pretende buscar uma síntese entre o arabèsque e a contemporaneidade. Foi uma criação de dezoito nações do mundo árabe em convênio com a administração Miterrand (1981-95), o presidente socialista que mandou construir a pirâmide do Louvre, algo que deu um bate-boca danado nos idos de oitenta e oito. Perguntei em Ouro Preto a um casal de franceses meia-idade o que pensavam a respeito, eles, com um ar do tipo: o que o jovem tem a ver com isto?!, me responderam secamente: "C'est jolie."


É um museu com biblioteca, aulas de árabe, cafés literários, cinema, espetáculos de dança e teatro e palestras. Em maio haverá uma exposição numismática (moedas).


Acessível por ônibus pelas linhas Bus : 24, 63 (êta linha porreta), 67, 86, 87 e 89. Entrada: 6 euros, para os maiores de vinte e seis anos. Olha só esta foto abaixo, parece um mosaico medieval.