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sábado, 19 de fevereiro de 2011

Metrô (linha 1)

Paris tem quatorze linhas de metrô e todo mundo diz: fique perto de uma estação que você fica bem. A cidade é muito bem servida. A linha 1 foi aberta em 1900! O trajeto dela passa por diversos locais turísticos. Veja:

Em Paris eu posso pegá-lo na Gare de Lyon:



Descer na Place de la Bastille:




Pegar o metrô novamente, na mesma linha e prefeitura (Hôtel de Ville):




Desce novamente e para no Palais Royal (nunca foi um palácio real):




E o sobe-e-desce continua na Place de la Concorde:




sossegar um pouco e parar no final, na região de La Defense, centro financeiro:






Direto, sem escalas: 25min (previsão oficial). Tarifa: 1,70 (uma parada), 12 (dez paradas) ou 23,80 euros (uma semana regiões 1, 2 e 3 (somente Paris), pelos cartões Navigo Decouverte - mas este exige foto 3x4 e só vale a pena se comprado na segunda, pois o prazo é delimitado de segunda à domingo, comprou no sábado perdeu no dia seguinte. (http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_21158/ticket-t/). O cartão Paris Visite (http://pt.franceguide.com/viagens-tematicas/turismo-na-cidade/Paris-Visite.html?NodeID=120&EditoID=69798) custa 29,50 euros por passe livre durante cinco dias, com descontos em museus e outros locais turísticos. Uma opção interessante pode ser comprar o cartão com dez passes, pois cada parada sai a 1,20 euros. Se pegar o metrô mais de cinco vezes ao dia é preferível o Paris Visite, fazendo as contas.

O que são arrondissements?


Paris é dividida em vinte arrondissements, começando a partir do centro e em espiral, sentido horário até o vigésimo. Cada arrondissement é composto por quatro quartiers, que são os bairros, aparentemente. Mas a divisão não é muito rígida (assim, por exemplo, Le Maris faz parte do 3ème e 4ème). É muito fácil e ajuda a se localizar, familiarizar-se com eles. O meu macete é identificá-los com algum museu ou monumento: Ex. 1 - Louvre, 3 - Beaubourg, 4 - Notre Dame, 7 - Eiffel, etc. Os arrondissements mais centrais vão do primeiro ao nono. É a região mais turística e mais cara, portanto. Do décimo ao décimo quarto há boas referências. Aconselha-se, se possível, a não hospedar do décimo quinto ao vigésimo. O pomo da discórdia é o 18ème (Montmartre), onde fica a igreja Sacre-Couer, visita imperdível. É um bairro que provoca opiniões opostas, por ser boêmio, distante e com imigrantes. O Sena separa a rive droîte (margem direita, ao norte) da rive gauche (margem esquerda, ao sul), região da Sorbonne (5ème) e de maio de 1968. O código postal identifica o arrondissemnt pelos dois nùmeros finais, assim: 75001 (1ème, Louvre), 75014 (14ème, Montparnasse).





Os limites da cidade são o Anel Periférico (Boulevard Peripherique), fora deles não é mais Paris, mas umas quinze cidadezinhas. É como a Avenida do Contorno de BH, mas englobando todo o município, não só os bairros centrais. Não há linha de ônibus que faça este circuito, ele daria uns oitenta quilômetros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_Arrondissements_e_Bairros_de_Paris

Vou de ônibus, metrô, táxi ou van?



Se não fosse pelo cansaço extremo e pela bagagem, que além de pesada pode ser um convite para assaltantes, penso que gostaria de percorrer o trajeto  do aeroporto até o local de hospedagem por meio de ônibus, para já começar aproveitando a paisagem urbana. No entanto, apenas li relatos no sentido de que a solução é mesmo ir de táxis.

Inicialmente, alguns lembretes:

a) entrou no táxi, deu uma voltinha até o quarteirão e mudou de ideia: vai pagar uns oito euros;
b) quarto passageiro paga extra;
c) se o motorista levar bagagens vai cobrar um euro a mais da segunda mala ou recipiente em diante;
d) se reservar antecipadamente o motorista vai cobrar o tempo de espera e o trabalho de te buscar com plaquinha no aeroporto; pode colocar aí mais uns trinta euros;
e) você pode calcular o valor neste site: http://www.worldtaximeter.com/
f) há hotéis que oferecem táxi para o aeroporto por um preço inferior, é bom checar na recepção. 
g) A conduta dos motoristas de táxi é bem variável, como qualquer lugar, ao que parece. Os portugueses e brasileiros são os mais elogiados.


Uma simulação de cálculo, entre o aeroporto Charles de Gaulle e o centro do centro da capital parisiense (Châtelet Les Halles, 1ème arr., próximo ao Louvre):

Distance: 30.47 km. | Duration: 43 min.

jump in the taxi2.20 €
30.47 km. x 0.91 € per km27.73 €
waiting in traffic (~16 min.)7.87 €
Total37.81 €



Trinta quilômetros de percurso, em torno de quarenta e cinco minutos, por quase trinta e oito euros (mais de noventa reais no euro "turismo" de ontem). É aconselhável arrendondar para cinquenta euros (cento e vinte e dois reais) devido ao trânsito engarrafado de la cité.

Mas há também o serviço de vans, individuais ou compartilhadas. Passageiro sozinho em van compartilhada paga de 25 a 27 euros. A van privativa aproxima-se de setenta euros, do contrário os táxis estariam quebrados. Veja as detalhadas tabelas:

http://www.paris-blue-airport-shuttle.fr/prices_navette_shuttle.php

Por metrô custa em torno de 8,50 euros. Por ônibus Air France 18,50 euros e só até o Arco do Triunfo. De lá outro taxi até Notre Dame (4.ème), por exemplo, mais uns dez euros.

Por ônibus (mais de oito euros, ou cartão Paris Visit) você pega o Roissy Bus, mas vai do Charles De Gaulle somente ao Opera (9ème), que é próximo ao centro mas é necessário pegar outra linha. Para o Marais é necessário pegar a linha 20, descer e pegar metrô ou ir a pé até mais próximo ao rio Sena. Achei bem cansativo:

http://www.ratp.fr/plan-interactif/cartebus.php

Acho que a melhor opção é o táxi.