Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

A melhor opinião é a do cliente



Se o(a) viajante (e não viajanta, assim como não é correto presidenta) entender ser mais conveniente se hospedar em um hotel do que alugar um apartamento, eu sugeriria, antes de aceitar as dicas das companhias de turismo, ou mesmo aceitando-as, dar uma conferida no site Trip Advisor (http://www.tripadvisor.com.br/). Embora seja um site patrocinado, ele, aparentemente, publica toda e qualquer crítica, com o teor que seja, relativos aos cerca de 1200 hotéis da capital francesa. Fiz um experimento padrão: um casal com dois filhos adolescentes, passando uma semana em Paris, na segunda quinzena de julho, e procurando hospedar em um três estrelas em um raio de cinco quilômetros do Louvre, conforme nota atribuída pelos hóspedes de diversas nacionalidades:


As diárias, neste caso, variam entre 460 a 1040 reais, lembrando-se que na quase totalidade deles será necessário alugar dois aps, pois não é comum quarto para quatro pessoas, pelo que apurei. O trip advisor deu maior destaque aos elogios, mas volta e meia você depara com uma crítica acentuada. É regra geral de que os quartos são muito pequenos e o café da manhã exíguo, pelo menos em se tratando de hotéis três estrelas. O site internacional reproduz os comentários tais como postados na língua original, o brasileiro os traduz, com muitos erros, mas sempre dá para pegar o sentido do que o hóspede quer afirmar. A título de exemplo, deixo aqui o melhor e o pior dos três estrelas parienses, na opinião dos leitores:

Hotel Le Petit Paris: 214 Rue Saint Jacques, 05. Panthéon- Notre Dame, 75005 (http://www.hotelpetitparis.com/fr/index.php) (99% de aprovação) (fotos oficiais)







Hôtel Corona Rodier: 4 Rue Rodier | 9th Arr., 75009 (74% de reprovação) (fotos trip advisor)