Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Le Tour de France




Hoje, após acordar em uma hora que respeita o art 5.º da Constituição, liguei a tv na ESPN e dei de cara com uma simpática cidadezinha da Bretanha (noroeste da França) com centenas de ciclistas passando ao vivo por ela. Não é que eu tinha esquecido a Tour de France, transmitida todas as manhãs durante as três primeiras semanas de julho? Mesmo que você não ligue para o esporte em si (eu gosto de andar de bicicleta, mas também não vejo graça na competição) é imperdível poder ficar no sofá assistindo imagens ao vivo de todo o interior francês até a chegada em Paris, no última dia (24 de julho, este ano).




E aproveite a dica: assista As bicicletas de Belleville (http://panoticum.blogspot.com/search/label/Belleville) e conheça o clássico de Kraftwerk.



ESPN, entre 10h e 30min às 12h e 30min.

Estou vacinado


A França não exige nenhum tipo de atestado de vacinação para ingressar em seu território, informação checada oficialmente, e também em blogues especializados e perguntando a diversas pessoas que lá estiveram várias vezes.

Perguntei a dois excelentes médicos se deveria vacinar contra sarampo. Um afirmou: provavelmente você já teve na infância e não se recorda (eu tenho certeza de que não tive), agora, com menos de quinze dias não surtirá efeito e não houve surto de sarampo na França, foi exagero, o controle sanitário lá é eficiente e dificilmente você terá contato com alguém contaminado. O outro afirmou: é bom vacinar porque o sarampo em adultos é uma doença grave, evolui para pneumonia, lá houve um surto e você ficar pode ficar colonizado pelo micro-organismo por um mês e desenvolvê-la por aqui, com mais de dez dias de antecedência a vacina já surte efeito.




Passei diante do INSS e havia uma mesinha com campanha de vacinação, sem fila e sem burocracia.

Fiz importantes indagações epistemológicas às agentes de saúde:

- Vai doer?
- Não.
- Vai dar reação?
- Não.
- Então tá (homem é mais medroso do que mulher para a dor, está comprovado cientificamente.)
- Por que você não aproveita e toma contra a febre amarela?
- Não é exigido lá.
- Não é melhor garantir?
- Vai doer?
- Não.
- Vai dar reação?
- Não.
- Então tá.

Tomei as duas no mesmo braço, não doeu a primeira e a segunda foi perceptível. Coisa à toa. Você recebe um cartão e com ele substitui pela certidão internacional emitida pela repartição da ANVISA no aeroporto.


Ponte Alexandre III


À medida que o sonho se aproxima eu fico pensando e ouvindo sugestões de amigos, colegas e também  de desconhecidos com relação aos lugares que devo visitar em Paris. Em uma enquete básica as pessoas são unânimes em indicar: Torre Eiffel, Louvre, Arco do Triunfo, passeio no Sena, e Sacre Couer. Em menor proporção: La Defense, La Fayette, Mercado de Pulgas, D'Orsay, Père Lachaise. Ninguém me indicou La Géode. E a imagem que tenho de Paris, sem dúvida a imagem mais romântica que tenho desta cidade que ainda não fui, eu deixo aqui:






















Metrô: linhas 8 e 13. Ônibus: linha 63. A ponte liga o 7ème ao 8ème arrdst.