Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Trocadéro (16ème) e Eiffel (7ème)


Há outras vistas comparáveis ao cume da Torre Eiffel: Notre Dame, Beaubourg, Sacre Coeur e a torre de Montparnasse.


Esta é a praça do Trocadéro e o Museu das Ciências do Homem. Juntamente com Notre Dame, Louvre e Montmartre é a região de maior número de turistas de Paris.






Passamos pela Eiffel em uma noite, com ela toda iluminada, é muito bonita, mas não chega a ser deslumbrante como nas propagandas turísticas.






Eu fiquei com pena dos muitos africanos que têm que sobreviver desta forma. Eles não tinham um ar agressivo ou malandro. Um senegalês que viveu em Angola perguntou a nossa nacionalidade à minha namorada, e diante da resposta ele disse: "Brasil? Lulá? Non, agórra é Dilmá, n'est ce pas?!". Lógico que você não pode deixar o seu coração abrir demais, você pode se distrair enquanto dá atenção e outro te abordar por trás lentamente, pois a praça é muito muvucada.


Enquanto passávamos por este jardim uma adolescente estrangeira, falando francês, tentou aplicar o golpe do anel na minha namorada. Eu estava mais à frente e só vi ela insistindo que a minha namorada havia perdido o anel. Ela recusou com firmeza e a menina foi procurar outros ingênuos. Este golpe é manjadíssimo: a vítima acredita que o anel é verdadeiro, fica agradecida, vai abrir a bolsa para dar um trocado à menor infratora e adeus carteira.


Aqui há dezenas de vendedores de torrinhas, eu não sei como eles conseguem ter algum lucro com tanta concorrência, a 1e a menor delas. Para variar, quem lhes dá mais atenção são os estadunidenses e japoneses. Aqui em Eiffel eu vi um grande número de italianos e espanhóis, ao contrário de outros lugares.


Não subimos a torre, era fila para mais de duas horas e começou a chover. O ingresso para o sommet (cume) custa 13,40e=R$34. Comprar pela internet vai lhe poupar de ficar mais de duas horas na fila, mas você ficarápelomenos uma hora, de qualquer modo. Disseram-me que quem passeia de bâteau mouche pode furar a fila. As filas são menores bem cedo,chegando antes das oito horas e após as 21 horas. Aberta todos os dias de 9h à meia noite no verão.