Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

La Défense (Puteaux) (4)





Ao contrario do que aparenta a distância, o Grande Arco é habitável por dentro. É um edifício administrativo, e havia inclusive seguranças observando quem se aproximava de sua entrada.




Eu já havia lido que aos domingos Paris é uma cidade meio sem opções, dado que os direitos trabalhistas lá tem um peso maior do que aqui. Encontrar este shopping (Les Quatre Temps) totalmente aberto até às 19 horas, no domingo, nos foi muito útil.


Aqui eu topei com um sonho de consumo de minha juventude: a Virgin Megastore. Mas isto fica para outro post.


Aqui eu vi uma cena inédita para mim: uma moça de uns trinta anos, com trajes da África sub-saariana, pegou uma blusa em uma estante na saída de uma loja de roupas, e foi andando tranquilamente. O alarme tocou, o segurança foi em sua direção e ela devolveu espontaneamente o que intencionava levar. Tudo com calma, sem violência ou estardalhaço. A reação dela ao fato foi bem pueril: sorriu com ironia, expressou um desabafo como se novamente estivessem com implicância para com a mulher.


É muito usual os banheiros terem entrada comum nos estabelecimentos parisienses. Não sei a razão e nem me parece adequado.