Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Filmes parisienses (7)


A invenção de Hugo Cabret
(2011)



O novo filme do diretor Martin Scorsese (n.1942) tem sido muito elogiado pela crítica. O seu primeiro filme em 3D (não sei se isto é motivador ou não) é uma homenagem direta a um dos pioneiros do cinema, o francês Georges Méliès, realizador de um clássico, agora restaurado, La voyage dans la Lune, de 1902.


Você conhece esta imagem.




Georges Méliès (1861-1938)


Hugo Cabret é um pré-adolescente órfão de ambos os pais, muito inteligente, que durante a década de trinta mora em uma das estações parisienses, a Gare de Lyon. Vivendo em uma gare? Como é possível? Ora, centenas de milhares de pessoas sobrevivem nas ruas, estações têm abrigo, comida, água, produtos, gente circulando, além do mais ele vivia com um tio alcoólatra responsável pela manutenção do relógio da torre da estação. O filme começa um tanto infantil, com a personagem de Georges, um proprietário de uma loja de brinquedos (Ben Kingsley) fazendo uma caricatura de um adulto repressor sobre o pobre Hugo Cabret, tratado como se fosse um delinquente. Hugo também é perseguido por um inspetor de polícia que mantém a ordem na gare e envia menores infratores a um orfanato (Sacha Cohen, o Borat). Aos poucos o menino vai revelando a sua preocupação, obter pequenas peças de brinquedo para poder consertar algo muito importante relacionado aos tempos em que vivia com o pai.


Biblioteca Saint-Geneviève


Place Edouard VII

Martin Scorsese dirigiu as locações em Paris em grande segredo, no último verão. Durante dez dias em agosto, centenas de pessoas trabalharam na Universidade de Sorbonne (5e), na Biblioteca Saint-Geneviéve (5e), na praça Eduardo VII, rua Boudreau e no Teatro de l'Athénée-Louis-Jouvet (os últimos no 9e). É uma pena que a "estação" exibida no filme está repleta de recursos informáticos.


Théâtre de l'Athénée

Fonte:http://www.paris.fr/accueil/accueil-paris-fr/hugo-cabret-les-photos-du-tournage-de-scorsese-a-paris/rub_1_actu_92354_port_24329