Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"And if a double-decker bus..."




Estes são os novos ônibus de dois andares (double decker bus) que estarão circulando por Londres. Enjoy it!

And if a double-decker bus
crashes into us
To die by your side
is such a heavingly way to die.

(There's a light that never goes out/ The Smiths, 1986)


O que são boroughs?



Assim como Paris é dividida em vinte arrondissements, Londres é dividida em trinta e três burroughs, não por ordem numérica a partir do centro como na capital francesa, mas em função do crescimento dos bairros. Borough tem origem no burgo medieval, mas não é exatamente um bairro (neighborhood). O arrondissement também não o é, mas o quartier. Ambos, arrondissements e boroughs são administrados por subprefeituras. Aparentemente o centro de londres é a famosa city, onde está o centro financeiro. Pouco sei sobre os boroughs. Kensington, Chelsea e Westminster são as áreas nobres. Bromley e Croydon são periféricos, áreas dos punks originais. Camden tem a ver com o mundo artístico de rua. Vou pesquisar bastante e colocar aqui o que for interessante.



Libra esterlina: onde comprar?



Fui ao Banco do Brasil me informar sobre a aquisição de moeda britânica. Ao contrário do usual, não precisei ficar duas horas sentado, não durou mais que vinte minutos (ilegal, da mesma forma). A simpática atendente do banco me informou: não temos libras; não têm hoje?; não, o Banco do Brasil não opera com libras, apenas dólar estadunidense e euro.

Achei normal: o Banco do Brasil não está patrocinando os atletas brasileiros nas Olimpíadas, Londres não vai ter Olimpídas este ano, o Reino Unido não é a sétima economia do mundo, a libra não é a moeda mais valorizada do mundo, milhares de brasileiros não viajam para lá, Londres não é a segunda cidade mais visitada do mundo... É inacreditável.

Fui na única agência autorizada do Banco Central em minha cidade e você já conhece os efeitos do monopólio comercial.


Comprando passagens



Conforme disse anteriormente, optamos por Londres. Salvo melhor informação, há voos diretos apenas por companhias nacionais do país de destino, assim: Lisboa (TAP), Roma (Alitalia), Madri (Iberia), Frankfurt (Lufthansa), Paris (Air France), Londres (British Airways). Partindo do Rio são as únicas seis cidades europeias com voos diretos (eu não tenho visto mais Rio-Amsterdam pela KLM, somente São Paulo-Amsterdam). A brasileira TAM faz voos diretos para estas cidades, mas muitos voos anunciados como diretos tem uma escala em Guarulhos na volta, não é uma informação precisamente correta, são semi-diretos, então.




Escolhidas as datas (gostei dos horários, não vamos ter que acordar de madrugada e correr para os aeroportos), fui preencher os dados (em português europeu: "apelido" é o sobrenome, cuidado!). Se você altera algo no meio do caminho tudo se apaga, meio primitivo. A confirmação por cartão de crédito não ocorreu (e não há opção em cinco pagamentos, como é de praxe, isto até pode ser uma vantagem, em função de possíveis altas do dólar e da libra nos próximos meses). Pensei: não tem jeito de viajar sem aborrecimentos. Fiquei imaginando que no dia seguinte teria que ir a agência bancária verificar o que se passou, mas, poucos minutos depois ligaram-me de São Paulo explicando que o bloqueio se devia ao valor não usual para o meu perfil de consumidor (eu raramente uso cartão de crédito) e pedindo para autorizar a compra. Fiquei satisfeito com esta medida de segurança por parte da instituição financeira.

No ano passado a companhia pela qual viajamos tinha quatorze opções de refeições. Quando fui marcar as nossas escolhas veio uma mensagem tipo "não podemos garantir..., não temos certeza...., infelizmente..., faremos nossos esforços..., bla, blá, blá" quê isto, estou viajando por Air Ethiopia,  Aerolineas Tabajara, algo assim?! Havia seis opções apenas, mas até que fui contemplado: padrão, kosher, indu, indu vegetariana, vegetariana láctea, totalmente vegetariana (tradução livre). Pensei em arriscar hindu vegetariana mas fiquei com medo dos temperos, e marquei totalmente vegetariana. O site veio com um papo que não podia garantir a língua portuguesa em todos as páginas (preguiça, falta de profissionalismo).


Boeing 777. Fonte: Seat guru.

Há um reloginho maneiro avisando o minuto exato do check in online, mas eu não caio nesta outra vez. A empresa oferece escolha de assentos por 38 libras, nós estamos viajando pela primeira vez, eu sei que nos colocarão nos últimos lugares. Se ficarmos os dois com uma janela e um corredor, beleza, o chato é um no meio entre duas pessoas. Ficar próximo ao banheiro e à cozinha pode ser bem útil e tem espaço maior entre as pernas. Janela é bom se a pessoa do lado não dormir o tempo todo, mas, francamente eu prefiro o corredor, é fundamental levantar e andar, os pés incham. Repare que o avião não tem dois assentos conjugados (o que seria o ideal, no meu caso), mas somente três ou quatro.

Concluir a compra da passagem aérea, para neófitos como eu, é um momento decisivo: novamente o sonho começa a se concretizar: você acorda no outro dia e pensa: vou para Londres. Yeeeeeeaaaahhhhh!.



Saint-Valentin (dia dos namorados)



A prefeitura (mairie) de Paris selecionou 170 mensagens românticas enviadas por mais de 2300 pessoas e as exibe nos painéis luminosos. Veja aqui online, com grande nitidez. Há inclusive mensagens de brasileiros.

http://www.paris.fr/stvalentin

Joyeux anniversaire!



Este blog completa hoje um ano, um ano decorrente da minha decisão de conhecer la plus belle ville du monde.