Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

John Heartfield (Tate Modern)




John Heartfield foi o pseudônimo adotado por Helmut Hertzfeld (1891-1968), um artista plástico alemão militante do Partido Comunista que fez ótimos trabalhos satirizando o nazifascismo. A obra dele influenciou o trabalho do grupo musical esloveno Laibach, de que sou fã desde 1987. Um dos símbolos utilizados pelo Laibach é esta suástica de quatro machados que faz parte do encarte do álbum Opus Dei (1987).





















Tate Modern (2)








Todo museu com entrada gartuita pede uma doação de três ou quatro libras. Chamou-me a atenção a caixinha estilosa, coerente com a Tate Modern.















Este vídeo traz a construção do novo anexo da Tate Modern:



E este é didático:

Tate Modern Gallery


A Tate Modern Gallery é um museu mais ao meu gosto, você sente maior efusividade no acervo. Havia duas exposições de grande impacto junto ao público. A de Damien Hirst não é muito do meu interesse, eu pensei em ver a de Munch, mas achei £19 demais para o nosso câmbio. Para os europeus e estadunidenses fazia pouca diferença e deu fila. Fico feliz por eles, vinte libras não é nada lá.








É impressionante este espaço interno do museu, especulação imobiliária não manda muito em Londres.




Os mapas do museu são vendidos à uma libra, sem fiscalização. Seria um interessante objeto de pesquisa verificar o grau de honestidade do público, ver quantos realmente pagam ou levam o folheto sem deixar a moedinha. Mas eu tinha mais o que fazer, lógico.





Aqui dentro havia um guarda-chuva ou sombrinha com estampa de O grito, a mais conhecida pintura de Munch. Eu imagino que críticos de arte e sociólogos da cultura detestem este tipo de banalização, mas só não a comprei pelo preço (£45). Pão-duro, eu? Posso ter parentesco com o Tio Patinhas, mas você daria cerca de R$150,00 em uma sombrinha?! (Não precisa responder, rs...)



Millenium Bridge




A frente da Tate Modern Gallery











Shakespeare's Globe Theatre











Este é o teatro reconstruído e reinaugurado em 1997 com base em escavações arqueológicas. O prédio original datava de 1599 e foi fechado pelos puritanos em 1642. Shakespeare foi um de seus sócios. Por óbvio, as encenações dos clássicos de Shakespeare (1564-1616) são o foco aqui. Os preços são mais convidativos do que nos teatros de West End (algo em torno de £16 se você visitar o museu, comparativamente às £40 em média das caretas peças da região de West End/Soho). Pelo que vi, está sempre cheio, é preciso comprar ingressos com alguma antecedência.

Southwark Bridge/Bankside/South Bank