Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

De volta para Lisboa


Estava começando à anoitecer quando fomos para a estação B de Coimbra tomar o trem veloz Alfa Pendular de Braga com destino à Lisboa. Houve um aviso de atraso e depois um rápido aviso de que o trem já se encontrava na estação. Custou-me para me certificar de que era o nosso trem e quase o perdemos. Perguntei à funcionária do comboio se se tratava do nosso vagão e ela me respondeu rispidamente que sim, virou-me as costas irritada, como se eu fosse um estudante indisciplinado. Fiquei aborrecido com a descortesia. Depois, já no interior do veículo, ela veio com falsa gentileza nos "explicar" que quando fosse assim bastava entrar no trem primeiro e depois localizar o vagão.




Dá para ver pela foto que eu não estava muito feliz com o entrevero.


O Alfa Pendular é uma linha com menos paradas e com carros mais velozes. Não é um "trem-bala", nem de longe. Chega a 230 km/h e a viagem é vinte minutos mais curta, no total, do que pelo parador Inter Cidades. Há televisores no teto e você deve pedir headphones.


Fiquei com sede e lá vinha a funcionária ríspida com um carrinho de bebidas. Perguntei-lhe: "O que há para beber?" "Bebidas quentes e bebidas frescas".

Só rindo mesmo.