Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Casa de Cervantes (Alcalá de Henares)






Após tirarmos estas fotos, os turistas ao redor meio que descobriram que a posição das estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança eram o convite para todos fazerem o mesmo. E foi o que aconteceu, todo mundo teve a mesma ideia. Mas vi famílias -espanholas, principalmente - incentivando crianças e adolescentes a subirem nas estátuas. Fiquei profundamente aborrecido, pensava que estas atitudes ignorantes não eram comuns no Velho Mundo.


O Museo Casa Natal de Cervantes não pode ser fotografado a não ser no exterior e no pátio. É muito interessante ver os cômodos e utensílios de uma família de classe média do século XVI, mas o que me chamou mais a atenção foi a sala com as primeiras edições de Dpm Quixote em diversas línguas, particularmente a famosa edição Ibarra com quatro volumes, do século XVIII, edição que integra importante cena do filme "O último Portal" de Roman Polanski, com Johnny Depp, e a edição ilustrada por Salvador Dalí. A sala estava muito escura, e eu, míope (míopes necessitam mais de luz do que quem não é) aumentei a incidência de luz para que pudesse ler as plaquinhas com letras minúsculas. Pelo circuito interno um segurança me viu agindo e foi até lá para reduzir a luz, olhando para mim com simpatia, mas com firmeza. A Matilde depois ficou me zoando por ter sido chamado à atenção, e eu fiquei brincando que voltaria até lá apenas para aumentar a luz do cômodo, desta vez de picardia, rs...

Aberto de terça a domingo, entre 10 e 18h, entrada franca.
























Depois da visita na Casa Cervantes (uma meia-hora) ficamos passeando à esmo, sem rumo certo. Alcalá de Henares é bem bonitinha.

Alcalá de Henares (2)




A calle Mayor é o centro turístico de Alcalá de Henares, fica uns dez minutos a pé da estação ferroviária. Não há muita sinalização até lá, foi fundamental eu ter estudado o trajeto no Google Maps. Mas depois que chega na zona turística fica mais sinalizado.





















Alcalá de Henares





























Alcalá de Henares faz parte da comunidade de Madri. É uma cidade que atrai turistas, creio que uma estada de dois dias seria interessante por lá, mas não é tão conhecida dos turistas brasileiros como Toledo, Ávila e Segóvia. Na verdade, não conheço ninguém que tenha ido ou até mesmo morado na Espanha que sabe de sua existência. É a cidade que deu origem à universidade complutense (de Madri) e terra natal de Miguel de Cervantes. Chega-se lá pela Renfe-Cercanias, linha C7, quarenta minutos a partir da estação de Atocha, a cada dez ou quinze minutos. Bilhete a 7,40€ ida e volta.