Páginas

domingo, 19 de julho de 2015

Iberia com novo avião com monitor individual!


No Galeão, o que vale eu relatar? Atendimento muito simpático na Ibéria, fiquei feliz em saber que as "tarjetas de embarque" da conexão já são entregues aqui no Brasil,não teria que fazer novo check in em Madri. A Iberia agora disponibiliza um código de barras via email que você imprime e coloca numa etiqueta de plástico dificultando o extravio de bagagem, o grande trauma de quem viaja por conexões. O Galeão continua sem free wifi, se me lembro bem, ou é tão ruim e por tão pouco tempo que não funciona. Achei curiosa a postura de uma funcionária brasileira logo após o controle do passaporte, insistindo que éramos europeus ou tínhamos passaportes europeus, e nos advertindo de que éramos obrigados a fazer seguro Schengen para entrar na Europa, que isto nos seria cobrado assim que chegássemos lá (papo, pedem apenas o passaporte, com exceção do Reino Unido, que fazem perguntas básicas, conforme já relatei na viagem a Londres, em 2012).

Durante a espera um maçante professor universitário de Humanas que estava sentado perto de nós desfiou pelo telefone o seu papo de acadêmico politicamente engajado, que coisa mais previsível...


No ano passado eu fiquei decepcionado com o site Seat Guru que afirmou que nos airbus A330-300 da Iberia constavam monitores individuais, então eu já não esperava outra situação este ano. Mais eis que nos novos (creio) Airbus A340-600 havia os monitores! Beleza, eu teria alguma opção para me distrair nas dez horas de viagem. Em matéria de música e cinema, as opções da Iberia foram as piores de todas as companhias, filmes muito banais e quanto à música prefiro nem lembrar, que saudade da British! Mas pelo menos eu podia acompanhar os dados da viagem, eu adoro.







A tripulação era bem simpática, mas acho impressionante os espanhóis não se darem ao trabalho de aprender nada de português, seria suficiente se soubessem as palavras "chá", "suco" e as frutas "laranja", "maçã", "pêssego", "abacaxi", etc. Tive que falar em espanhol para me fazer entender e para pedir suco de pêssego para a Matilde tive que falar "peach" pois não lembrava de "melancotón". Uma vergonha espanhóis e brasileiros se comunicarem em inglês.




O jornal catalão La Vanguardia é muito bom e sempre dava umas cutucadas na Espanha, rs...





Em matéria de gastronomia a Iberia e outras companhias utilizam caterings brasileiros que continuam não fazendo a mínima ideia do que é alimentação vegetariana, acham que é só colocar quaisquer hortaliças e frutas.






Não dormi nada. Estas fotos são da Espanha, pouco antes de chegar a Madri. A Iberia não permite que se filme as decolagens e aterrizagens, alegando razões de segurança.

Por que Barcelona?







Biblioteca fantástica da inquilina do apartamento

A escolha do destino tem a ver, no meu caso, com relação custo/benefício, disponibilidade de voos e horários, e, claro, o interesse meu pela cidade: arquitetura, museus, bate-voltas, o povo, a língua, a história. Nas primeiras quatro viagens procuramos evitar conexões, um tabu para mim, sempre viajando em voos diretos (Paris pela Air France, Londres pela British, Lisboa pela TAP e Madri pela Iberia). Como opção de voos diretos havia Porto, Roma, Amsterdam e Frankfurt, não mais do que isto partindo do Rio. Para qualquer lugar os voos se aproximavam dos cinco mil reais por pessoa, o que nos fez quase desistir de irmos à Europa, à medida que o euro se aproximava dos quatro reais de forma galopante. Já desanimado, no início de fevereiro, em uma madrugada, vi promoções da Iberia Rio-Barcelona por surpreendentes R$2.250,00 após seis meses na faixa dos 4300. Pensamos rápido e fechamos negócio. Barcelona é sabidamente um destino preferido por brasileiros - mais do que Madri - e no ano passado não fomos lá propositadamente, não é uma cidade para bate-voltas. Depois de olhar exaustivamente apartamentos em Barcelona, fechamos negócio num ap. de dois quartos na periferia de Barcelona por 200 reais a diária (preço final com taxas e tributos federais).

Saímos na sexta, 30 de junho, pagando motorista de Juiz de Fora ao Galeão (500 reais por viagem, tudo incluso, Corolla automático completo do motorista). O voo da Iberia saiu pontualmente às 18h e 40min, chegando pontualmente a Madri às 9h e 40min (10 horas de voo, a Espanha usa malucamente o fuso horário da Europa Central com mais o horário de verão totalizando cinco horas à nossa frente). Bem, sobre o voo há muito a dizer...

Dezessete dias em Barcelona.




Olá a todos!

Viajamos por dezessete dias a Barcelona, uma cidade maravilhosa e mais algumas cidades. A partir de hoje vou começar a relatar a viagem, com mais de 2600 fotos e vídeos. Acompanhe-nos e um abraço