Páginas

domingo, 30 de julho de 2017

"Welcome to heaven" (ou o "banho de dois minutos")

Old Mutual Heights 














 Vista espetacular da sacada do apartamento.





"Welcome to heaven".

Foi assim que o porteiro nos recebeu quando entramos com o proprietário do apartamento (um casal idoso de Liverpool) nas dependências do Old Mutual Heights, um prédio que é referência na cidade, um antigo banco dos anos quarenta - e que foi local da filmagem de um comercial alguns dias depois - bem no centro de Cape Town.

Nunca fizemos uma locação tão boa: o apartamento mais espaçoso, mais bem cuidado, com mais recursos úteis ao dia a dia, além de facilidades que para nós não são indispensáveis (porteiro 24 horas, garagem e academia) pelo melhor preço (166 reais a diária pela AirBnB).

Eu viajo consciente de que nenhuma locação tem sido livre de aborrecimentos, mas a que nos aguardava quase me fez dar o contrato por vencido, se não fosse o cansaço e situação em que nos encontrávamos. Após o muito simpático e acolhedor casal nos passar todas as recomendações, eu, com quase vinte horas sem dormir, tive que tomar conhecimento, justo nesta hora, da grave crise hidráulica por que passa a Cidade do Cabo (ou todo o país). Pediram-nos para tomar "banho de dois minutos" porque haveria somente 57 litros de água por dia/apartamento. 

Veja bem. Não que sejamos de desperdiçar água, muito pelo contrário, meus banhos são de sete ou oito minutos e eu fecho a torneira intermitentemente. Mas quem é que viaja em sã consciência para um local nestas condições? E por que não fomos informados antes da locação, mas somente quando não havia possibilidade de rescindir o contrato sem um transtorno monumental? Sair por aí com malas pesadas a procurar hospedagem? Depois começar uma luta pelo ressarcimento do prejuízo?

Felizmente, para nosso alívio, fizemos um grande esforço em seguir as orientações da prefeitura, economizamos água no que foi possível fazê-lo (duvido que a maioria da população o faça, e é IMPOSSIVEL um banho de dois minutos), e, o mais importante, a água não acabou em momento algum.






O banho de dois minutos


Sobre o apartamento e a locação devo ainda acrescentar:

a) O apartamento não recebe quase nenhum sol, a sala é fria, há dois aquecedores, um na salinha de jantar e outro no quarto principal, que precisa ser aquecido com antecedência pois não é muito potente para enfrentar a madrugada. O quartinho do segundo piso é ótimo, quentinho.
b) a localização no centro é mais problemática do que vantajosa, devido às incessantes e sistemáticas abordagens por parte de pedintes, algo que merece um post à parte. Se voltarmos à Cape Town procurarei nos hospedar em bairros como Gardens ou Vredehoek, próximos ao centro, mas não exatamente no centro.
c) O wifi do apartamento é muito bom. Ninguém viaja para assistir tv, mas os cerca de trinta canais da tv por parabólica (!) são muito ruins, no entanto, com exceção da Al Jazeera (post à parte).
d) O prédio é vizinho ao Eastern Food Bazaar, restaurante multi-gastronômico que fez nossa alegria (post à parte).
e) O proprietário não costuma usar whatsapp, então eu tinha retorno do que precisava informar ou pedir (problemas) apenas no dia seguinte.