Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Bo Kaap e Museu Bo Kaap







 Eu não encontrei ou não me recordo qual é a razão para as casas terem estas cores



Quando chegamos, no dia sete de julho, saímos logo para fazer compras de supermercado aproveitando o resto da tarde. Eu sabia que havia supermercado na grande loja da Woolworths na Adderley Street, uma rua visceral do centro, mas eu temia ser um estabelecimento careiro. Fomos procurar o Pick n Pay da Strand street, mas o supermercado é muito limitado, tanto em qualidade como preços, e eu fiquei pensando que não seria possível que esta fosse a rede que abasteceria a elite econômica da Cidade do Cabo.

Após um lanche com o que compramos, resolvemos conhecer a cidade a pé, e depois de uma volta de cerca de uma hora no quadrilátero formado pelas ruas Strand, Adderley, Wale e Bree (o centro do centro) resolvemos conhecer o Bo Kaap, o bairro malaio-muçulmano que é um dos símbolos da cidade. Bo Kaap foi inicialmente habitado por holandeses, mas depois concentrou a população malaia que emigrou (ou foi"emigrada") no século XIX. Com o crescimento da cidade o bairro passou a ser objeto de interesse imobiliário por atos do regime do apartheid nos anos cinquenta, criando um conflito social e movimento de resistência. Ficamos apenas na rua das casas coloridas (Wale street), estávamos muito cansados para subir as colinas do bairro e aproveitamos para conhecer o primeiro museu em terras africanas, o Bo Kaap Museum.














Aberto de segunda a sábado entre 10 e 17h (20 zar), o museu Bo Kaap é um dos museus Iziko (a organização ou fundação que congrega o maior número e os melhores museus de Cape Town). Situado na casa mais antiga do bairro, do final do século XVIII, é claramente um museu da memória local e anti-apartheid. São quatro cômodos, há uma sala com exibição de vídeos, um certo acervo fotográfico, alguns livros à venda e não muito mais do que isto. É visita de menos de uma hora. Wale street, 71. Imaginei que este museu fosse o padrão dos museus de Cape Town (eu teria uma bela surpresa no dia seguinte).
















A mesquita mais antiga de Cape Town (1844)