Páginas

domingo, 6 de agosto de 2017

Estadia, transporte, internet, fast food e outras informações sobre a Cidade do Cabo.

Esta é a vista da sala de jantar do apartamento que alugamos. Table Mountain ao fundo, à direita. 



O transporte em Cape Town é controverso. Você vai ouvir pessoas falando que somente andavam de táxi ou Uber. Táxis sai mais ou menos o mesmo preço que no Brasil, uber é bem barato, depois dou mais detalhes nos próximos posts. A população anda nos velhos ônibus da Golden Arrow (nem prensei em nos arriscar), nas vans (muitas, metade delas em condições precárias) ou no bom sistema Myciti bus. Pode confiar nele. Os ônibus são pequenos, raramente andam cheios, cobrem bem o centro e a orla marítima, você pagará 6,40 zar (menos de dois reais) por percursos até cinco quilômetros. Não funcionam após 21 ou 22 horas conforme a linha ou o dia. Utiliza-se cartão específico (35 zar, válido por três anos), carregáveis nas estações e quiosques autorizados. Carrega-se com valores fixos, entre 35 e 1000 zar. Eu carregava de cinquenta em cinquenta, nem sempre há troco, mesmo nas poucas estações. É seguro? Bem, eu tenho um incidente para contar mais à frente, coisa que nunca passamos em viagens ou no Brasil.

  Maquininha do Myciti bus, na entrada da estação da Adderley street.



Vista da estação ferroviária do centro a partir da estação rodoviária de Adderley street.







Esquilos é que não faltam no bairro de Gardens. Por falar em Gardens, se for hospedar em Cape Town, esqueça Sea Point, Green Point, e outros escolhas óbvias de mauricinhos e patricinhas. Os bairros próximos ao centro como Gardens, Vredehoek, Tamboerskloof e Oranjezicht são muito mais acolhedores,bonitos e intimistas, e você pode ir a pé para o centro apreciando o belo parque Company's Garden.


Há cyber shops para tudo é quanto é lado. Os preços variam de 4 a 8 zar a hora.


Comemos várias vezes o escandaloso Veggie Burguer do McDonalds sul-africano. McDonalds no Brasil para mim é lixo total. Fora do Brasil há respeito pelo consumidor e não ignoram o cliente vegetariano. Este lanche acima saiu por 60 zar. O atendente me disse que ninguém nunca lhe havia pedido um Veggie Burguer, sul-africano é muito carnívoro.




Opções do McCafé no McDonalds da Adderley street.